sábado, 26 de setembro de 2009
Ensino Médio e EJA na 1ª Olimpíada das Escolas do Campo
1ª OlIMPÍADAS INTERESCOLARES DAS ESCOLAS DO CAMPO
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Queremos a cobertura da quadra!!!
No início de 2008 solicitamos ao Deputado Estadual Alexandre César a destinação de parte da sua emenda ao orçamento do Estado com recursos suficientes para a construção de uma quadra poli-esportiva coberta em nossa escola.
A Secretaria Municipal de Educação assumiu a responsabilidade para a construção da fundação, piso, pintura e alambrando e a Secretaria Municípal de Infra-estrutura de Cuiabá seria a responsável pela cobertura com Iluminação, Banheiros, vestiários
Como nossa escola é municipal, havia a necessidade de firmar convênio entre a Secretaria de Infra-estrututa do Estado (SINFRA) e a Secretaria de Infra-estrutura do Município de Cuiabá. As atribuições em organizar a documentação para confeccionar o convênio, fazer a licitação e executar a obra é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Infra-estrutura...
Um ano foi o tempo incial para juntar a ducumentação! Agora, estamos na segunda metade de 2009 e se quer o convênio foi firmado!!!
Nesta última quarta-feira (16/09) com vários professores: Alinni, Benice, Ednilson, Gisele, Lieberman, Loreni e Valdeci reunimos com o Secretário de Infra-estrutura Josué de Souza e para nossa surpresa, o nobre secretário não sabia a situação da obra e ainda tentou transferir a responsabilidade pelo atrazo ao Estado! A engenheira Geralda foi chamada a reunião e atualizou as informações se comprometendo a ir na SINFRA para nos informar o andamento do processo de convênio.
Após tanto tempo, temos a observar o seguinte: Falta vontade política ou respeito por nossa escola e comunidades...
II FESTA DE INTEGRAÇÃO CULTIRAL
Objetivo
Objetivamos com a II Festa de Integração Cultural, fazer intercâmbio entre as vivências dos nossos alunos em cada comunidade, através de exposições, apresentações das produções locais: artesanato, culinária, danças, rezas e a cavalgada para a valorização étnico e cultural das pessoas que vivem no campo.
PROGRAMAÇÃO
- Cavalgada (homenagem aos pais)
Equipe: Profº Daril, Vitor e Pedro Paulo
16:00 hs. Saída: Comunidade São Jerônimo
18:30 hs. Chegada ao Coxipó do Ouro
19:00 Abertura da II Festa de Integração Cultural
Acolhida – Equipe Gestora
Poesia: Minha Cuiabá - Josiane Edimara
COMUNIDADES
►Coxipó do Ouro, Vale do Coxipó, Sombra da Serra e Batec.
Equipe: Profª Francisca, Profª Josilene, Prof. Antonio, Erenice, Ivany, Vitor, Lídio e Jonas - Alunos e comunidade.
Apresentações: Peregrinação da bandeira do Senhor Divino e o Rasqueado do baile.
► Arraial dos Freitas, Douglas, Barreiro Branco, Estrada Velha.
Equipe: Profª Gisele, Profª Valdeci, Edson, Delson, Eva Vilma, Pedro Paulo - Alunos e comunidade.
Apresentações: Oralidade, Artesanato, Comida típica, catira, exposição fotográfica e plantas medicinais.
► Comunidade dos Médicos, Terra Santa
Equipe: Profª Alinni, Profª Benice, Profª Jaide e D. Maria do Carmo - Alunos e comunidade.
Apresentações: Artesanato e rasqueado; oralidade: as lutas da comunidade.
► São Jerônimo
Equipe: Prof. Daril, Profº Landerson, D. Francisca, Xandi e Rosenil, - Alunos e comunidade.
Apresentações: Cururu e reza de São Gonçalo.
► Recanto Tranquilo, Maria Hipólita, Ponte de Ferro, Balneário Letícia.
Equipe: Profª Loreni, Profº Lieberman, Profª Isanira e Zila
Alunos e comunidade
Apresentações: Lambadão, Vanerão, Desfile: Trajes típicos e Vídeo: A vida nas Comunidades.
► PETI
Equipe: Monitora Silvana e Alunos
Apresentação teatral.
► Projeto: Siriri na Escola
Equipe: Monitores: Xandi, D. Francisca e Alunos
Apresentação do Grupo: “Tradição Coxiponé”.
terça-feira, 11 de agosto de 2009
sábado, 1 de agosto de 2009
RITUDE ENÁRI - A OFICINA DO SABER
RITUDE ENÁRI - A OFICINA DO SABER
“UM PONTO DE ENCONTRO ENTRE ÍNDIOS E ESTUDANTES MATOGROSSENSES”
A ASAMUR - Associação de Amigos do Museu Rondon convida-o(a) para participar com o Museu Rondon da Abertura do Projeto Ritude-Enári - A Oficina do Saber, no dia 05 de agosto, às 9 horas, na Escola Municipal Nossa Senhora da Penha de França, localidade de Coxipó do Ouro/Cuiabá MT, um dos primeiros pontos da ocupação bandeirantistas na região Central da América do Sul. Situado às margens do Rio Coxipó do Ouro, com água cristalina, casas e igrejas que nos lembram um pouco da História de Mato Grosso, no período colonial.
PROGRAMAÇÃO
Local: EMREB Nossa Senhora da Penha de França
Coxipó do Ouro - Cuiabá Data: 4, 5, 6, 7 e 8 de agosto de 2009.
ABERTURA
DIA 05 DE AGOSTO - 09 HORAS
GRUPO DE SIRIRI: TRADIÇÃO COXIPONÉ
(projeto: Siriri na Escola) ATIVIDADES
· MOSTRA DE CULTUARA MATERIAL INDÍGENA
ACERVO DE CULTURA MATERIAL INDÍGENA DO MUSEU RONDON
RÓIA EPA: CANTOR BORORO
APRESENTAÇÃO MUSICAL : MARCIO BORORO
· PALESTRA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
TÉCNICO AMBIENTAL
· MOSTRA DE FILME COM TEMÁTICA INDÍGENA
(ACERVO FÍLMICO DO MUSEU RONDON)
APRESENTAÇÃO E DEBATE
ESTEVÃO TAUKANE BAKAIRI
· OFICINAS
GRAFISMO INDÍGENA
LUCIANO ARIABÔ QUEZO - UMUTINA
MONTAGEM DE MÁSCARA COM TRANÇADO E APLICAÇÃO DE GRAFISMO INDÍGENA
LUCIEL BOROPONEPÁ – UMUTINA
· CONTAÇÃO DE HISTÓRIA - A ECOLOGIA DA SELVA NOS MITOS INDÍGENAS
CLEOMAR TAN HUARE - UMUTINA
· ATIVIDADE COMPLEMENTAR
A QEUESTÃO INDÍGENA NO LIVRO DIDÁTICO
ARTESÃO XANDI: A ARTE DE FAZER A VIOLA DE COCHO
(Xande é monitor do projeto: Siriri na Escola)
“Ritude Enari foi selecionado pelo Programa Petrobras Cultural na linha de Educação para as Artes. Através desta linha de patrocínios, a Petrobras viabiliza projetos que buscam ampliar as possibilidades de recepção das artes e de outras manifestações culturais, privilegiando a educação para e pelas Artes”.
sábado, 18 de julho de 2009
PATROLAMENTO DAS ROTAS DO TRANSPORTE ESCOLAR
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA - PDE
Elegemos também a nova coordenadora do PDE, por unanimidade foi escolhida a professora Alinni Nery.
REELABORAÇÃO DO PPP:ouvindo as comunidades
Nestas reuniões coordenadas pelo GS - grupo de sistematização, apresentamos os aspectos legais do PPP, o processo de elaboração em nossa escola, o plano de ação e também a aplicação do questionário para o levantamento das informações necessárias da comunidade escolar para compor um projeto democrático e com a cara da educação do campo.
quarta-feira, 15 de julho de 2009
PROJETO: SIRIRI NA ESCOLA
A região do Distrito do Coxipó do Ouro vincula-se ao processo colonizador do século XVIII e XIX tendo em vista que o Arraial da Forquilha fora instalado nestas imediações em 1719 as margens do Rio Coxipó Mirim e por conseqüência houve a ocupação das terras dos Coxiponés e ao longo do tempo a formação de varias Comunidades como: Coxipó do Ouro, São Jerônimo, Arraial dos Freitas, Terra Santa, Rio dos Médicos, recanto tranqüilo, entre outras.
Na maioria dessas comunidades, manteve, re-significou e preservou o SIRIRI. A EMREB Nossa Senhora da Penha de França ao acolher no Coxipó do Ouro os alunos oriundos das comunidades vizinhas em função do Projeto Transpor iniciado em 1994, recebe também a influencia cultural do siriri, que aos poucos é incorporada as práticas da escola.
A equipe da escola ao observar que os alunos durante os intervalos utilizavam o siriri como brincadeira e por ocasião do intercambio com a aldeia Umutina, a escola organizou uma apresentação de siriri, aproveitando os alunos da Comunidade São Jerônimo que já sabiam dançar tendo em vista que nesta comunidade havia um grupo de siriri organizado.
Nossa Unidade de Ensino participou do primeiro festival de Cururu e Siriri realizado em 2003 na condição de convidados e nos anos subseqüentes já com o Grupo “Siriricando” apresentou até 2007 no festival.
Nos últimos dois anos, o siriri na escola ocorreu em função de eventos como a Festa de Integração Cultural e nas atividades da semana do aniversário de Cuiabá – Arraial da Forquilha – Coxipó do Ouro nos 290 anos de Cuiabá.
Com a implantação do Projeto: Siriri na escola possibilitou a organização do grupo: Tradição Coxiponé composto por alunos, funcionários e integrantes das comunidades atendidas pela EMREB Nossa Senhora da Penha de França, sob a coordenação da Senhora Francisca Erotides.
Cururu e Siriri integram Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães
O Cururu e o Siriri, manifestações folclóricas de Mato Grosso, levam toda a sua singularidade para o 25º Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães, integrando a programação do evento. É o Festival Territorial Cururu Siriri que, nesta sexta-feira e no sábado, alcança mais uma etapa.
Nesta sexta, dia 10, a partir das 19h0, a praça do Festival de Inverno recebe os cururueiros de Cuiabá. Em seguida, se apresentam os Grupos de Siriri Manga Rosa, de Várzea Grande; Flor Ribeirinha, de Cuiabá; Tradição Coxiponé, do Coxipó do Ouro; Raiz Cuiabana, de Cuiabá; e Flor da Serra, do Planalto da Serra.
No sábado, também a partir das 19h30, os cururueiros do Rancho de Palha de Várzea Grande inauguram o espetáculo. Na seqüência, entram em cena os Grupos de Siriri Flor do Campo, Viola de Cocho, Tchapa e Cruz e Coração Cuiabano, de Cuiabá; Voa Tuiuiú e Flor do Cambambi, de Chapada dos Guimarães.
Após percorrer os pólos Nova Mutum e Nossa Senhora do Livramento, a comissão de estudiosos da cultura popular avaliará os grupos de Cuiabá, Várzea Grande e de Chapada. O objetivo é classificar 18 grupos de Siriri e três de Cururu, que se apresentarão no 8º Festival Cururu Siriri, no fim do mês de agosto, na capital mato-grossense.
Destes, oito grupos de Siriri serão classificados dos Festivais Territoriais, sendo os dois grupos melhores qualificados em cada Pólo. E os dez restantes grupos de Siriri serão classificados dentre os que obtiverem a melhor qualificação geral. Os grupos de Cururu que ser apresentarem nas etapas dos Festivais Territoriais serão reunidos em três grandes grupos e se apresentarão na abertura de cada dia do Festival, em Cuiabá.
O Festival Cururu Siriri é uma ação conjunta entre Prefeitura de Cuiabá e Federação Mato-Grossense das Associações e Grupos de Cururu e Siriri – Tradição Cultural. Coordenado pela Secretaria Municipal da Cultura de Cuiabá, as etapas territoriais contam com apoio efetivo das Prefeituras de Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Planalto da Serra, Rosário Oeste, Jangada, Nobres, Tangará da Serra, Barra do Bugres, Nova Mutum, Santo Antonio do Leverger , Barão de Melgaço, Cáceres, Nossa Senhora do Livramento e Poconé.
Fonte: Redação 24 Horas News publicado 10/07/2009 - 10h47
segunda-feira, 8 de junho de 2009
III CAMINHADA POR NOSSAS RAÍZES
Escola do Coxipó do Ouro realiza caminhada ecológica
Alunos, professores e funcionários da escola municipal rural Nossa Senhora da Penha de França e a comunidade do distrito do Coxipó do Ouro, a 25 km de Cuiabá, realizam nesta sexta-feira (05-05), “III Caminhada pelas Nossas Raízes”. O evento, realizado no data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da preservação da natureza.
O distrito do Coxipó do Ouro abriga marcos históricos do município, pois foi a primeira vila de Cuiabá, chamada Arraial da Forquilha. É também o local onde está o túmulo do ex-governador de Mato Grosso, Coronel Antônio Paes de Barros, mais conhecido por Totó Paes.
A concentração para a caminhada será às 8 h na escola, que terá cerca de 4 km, saindo percorrendo áreas de mineração do século XVIII, o Córrego da Prata, o Rio Coxipó, as ruínas da Fábrica de Pólvora e o túmulo de Totó Paes. O encerramento da trilha está previsto para as 12h, na área do Exército.
Para participar da caminhada, os alunos receberam algumas orientações, como a manutenção no lugar de tudo que for encontrado nos locais por onde passarem, como animais, plantas, rochas, frutas e sementes.
Fonte: Redação 24HorasNews
quarta-feira, 3 de junho de 2009
SIRIRI DA ESCOLA É APRESENTADO NO HORTO FLORESTAL
segunda-feira, 18 de maio de 2009
ALOJAMENTO PARA OS PROFISSIONAIS
Uma das demandas dos profissionais das escolas do campo, em especial daqueles que pagam aluguel ou moram de favores, sem dúvidas é o alojamento.
Por ocasião da cedência da Chácara do TCE para nossa escola, apontamos a questão do alojamento como um dos objetivos para utilização da mesma.
Ainda em 2008 solicitamos da Secretaria Municipal de Educação as devidas providências para reformar a casa que já existia na chácara, mesmo a SME a época se comprometendo a fazer os serviços, só agora vislumbramos de fato a possibilidade de concretização desta obra.
Segundo o Secretário de Educação a mesma empresa que está "construíndo" o piso da quadra será responsável por executar a referida reforma. é esperar e acompanhar para crer!!!
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
quarta-feira, 29 de abril de 2009
CONSELHO GESTOR DE SAÚDE NO COXIPÓ DO OURO
No último dia 15 de abril de 2009 ocorreu na comunidade do Coxipó do Ouro a reunião preparatória para a formação do Conselho Gestor de Saúde do Distrito do Coxipó do Ouro.
Objetivando atender a legislação em vigor que estabelece a obrigatoriedade do Controle Social a para a efetivação do Sistema Único de Saúde – SUS a reunião foi articulada pela coordenação do PSF local e o Conselho Municipal de Saúde.
Participou usuários representantes de várias comunidades, trabalhadores do Centro de Saúde, a enfermeira Sibeli. A escola se fez presente com o diretor professor Ednilson diretor da Unidade e o aluno Jéferson do Grêmio Estudantil, além dos professores Antonio e Francisca que fazem parte da Comunidade do Coxipó do Ouro e também estavam presentes.
Aproveitamos a Roda de Conversa do dia 25 de abril para informar o conjunto de profissionais da escola sobre o andamento da constituição do Conselho Gestor de Saúde e também para fazer a indicação dos nossos representantes para compor o referido Conselho.
Foram indicados como titulares: a professora Francisca e o professor Lieberman;
Suplentes ficaram: a Técnica
domingo, 26 de abril de 2009
REFORMULAÇÃO DO NOSSO PPP
Na roda de conversa do mês de abril realizada em nossa escola no sábado (25), continuamos o processo de reformulação do Projeto Político Pedagógico da EMREB Nossa Senhora da Penha de França.
Desde 2008 decidimos coletivamente entre outras questões, por orientar todas as ações desta Unidade de Ensino na perspectiva da Educação do Campo.
Ainda na Semana pedagógica realizada no final de janeiro e inicio de fevereiro, apontamos a reelaboração do PPP para o ano de 2009 e acordamos algumas ações. Dentre elas figuram: data para composição do grupo de trabalho e a pautar o PPP nas rodas de conversas, entre outras.
Apresentamos a composição do Fórum de debates do PPP com a seguinte composição: Equipe Gestora, professores e funcionários, pais representantes no CEC, alunos representantes no CEC e ainda uma indicação do Grêmio Estudantil.
Definimos no dia 25 o Grupo de Sistematização composto da seguinte forma: professores (as): Alinni, Antonio, Daril, Gisele, Francisca, Lieberman; Técnicos: Francisca Erotides; Equipe Gestora: Ednilson, Osvanira e Lúcia.
O processo de reelaboração do Projeto Político Pedagógico contará com a aplicação de questionário especificamente elaborado, reuniões nas comunidades para coleta de sugestões, trabalho teórico e com documentos da própria escola.
Agenda de trabalho: reunião dia 05 de maio de 2009 as 14:00 h.
segunda-feira, 20 de abril de 2009
Notícias de 2008
sábado, 18 de abril de 2009
Sensibilização no combate a dengue
Sensibilização no combate a dengue
Todos os anos durante o período das chuvas a escola já mobiliza seus funcionários a tomar todas as providencias necessárias para evitar que o ambiente se torne foco de doenças transmitidas por incetos. esse ano não foi difente, limpeza da caixa d'agua, detetização, retirada do lixo produzido todos os dias, etc.
Com o aumento no casos de dengue em nossa cidade, os professores foram convidados a trabalhar o tema do combate a dengue de forma transversal e especialmente neste nesta quinta-feira (16/04) também mobilizados pela SME, organizamos no período da manhã um espaço para intensificarmos a sensibilização.
Os professores saíram de sala com os alunos já com algumas orientações e no pátio receberam os panfletos e participaram de três momentos distintos:
- O diretor da escola Prof. Ednilson apresentou algumas reflexões sobre o aumento dos casos de dengue em Cuiabá e o necessário esforço de cada pessoa para somar a coletividade na prevenção. "temos que cuidar primeiro da nossa casa, pois sou eu o vizinho do outro". Ressaltou ainda, a importância de assumirmos com responsabilidade esse desafio, pois a situação no campo em caso de aumento de focos é ainda mais perigosa que na cidade, pela existência de muitos lugares onde o mosquito pode se desenvolver sem ser incomodado.
- As fases de desenvolvimento do mosquito foi abordada pelo prof. de Ciências Lieberman, que destacou as experiências já realizadas para saber as melhores condições para a proliferação do mosquito.
- A monitora do PETI, apresentou uma armadilha feita com garrafas pet para capturar o mosquito transmissor e locar os focos.
Cada aluno assumiu o compromisso de fiscalizar sua casa e orientar os pais para os cuidados com a dengue.
A escola continuará a mobilização na sala de aula e com arrastões nas comunidades. As oficinas com a armadilha será uma das estratégias tanto no PETI, como em cada período de aula.
Comemorações dos 290 anos de Cuiabá no Coxipó do Ouro
Arquivo Público participa da comemoração do Aniversário de Cuiabá no Coxipó do Ouro
Da Assessoria
Discutir a importância histórica, econômica e cultural do Coxipó do Ouro no desenvolvimento e formação da identidade de Cuiabá. Dessa forma, a Escola Municipal Rural de Ensino Básico Nossa Senhora da Penha de França, localizada no Distrito do Coxipó do Ouro, comemora o aniversário de Cuiabá com o ciclo de palestras e exposições “Arraial da Forquilha – Coxipó do Ouro nos 290 anos de Cuiabá”, entre os dias
Lauro abordou na palestra “A trajetória política do Coronel Antonio Paes de Barros” e iniciou a sua fala dizendo que as manifestações culturais na escola fazem com que a memória não seja perdida. “O objetivo da palestra é destruir mitos. As escolhas feitas por Antonio Paes de Barros tiveram consequências e resultaram na sua morte. Naquela época, existiam pressões políticas que surgiram com a Proclamação da República e que são fruto de instituições republicanas mal construídas e influências locais sem compromissos com a democracia”, contextualizou.
Falar sobre a trajetória política do Coronel Antonio Paes de Barros no evento não foi em vão, pois ele foi morto e sepultado nas imediações da então Fábrica de Pólvora no Coxipó do Ouro, mas em 1911 o seu corpo foi transladado para o Rio de Janeiro a pedidos da sua esposa, Úrsula Ângela de Oliveira Paes de Barros. “O túmulo passou a ser um documento/monumento, e isso é muito importante para a identidade local porque cria investimento, memória e perspectivas políticas”, pontuou Lauro.
De acordo com o diretor da escola, Professor MS. Ednilson Albino de Carvalho, a escola propôs articular a produção acadêmica e as experiências dos moradores locais com a prática de sala de aula. “Discutimos questões relacionadas ao Arraial da Forquilha, Coxipó do Ouro e a cidade de Cuiabá, sendo importante para mostrar a história da região. Nos três dias temos apresentações culturais como siriri, poesias, comidas típicas e exposições de fotográficas”.
Segundo Ednilson, a participação do Arquivo Público no evento foi essencial para eles visualizarem a história de Cuiabá através de fotografias e documentos. “O Arquivo é vivo e ele serve a população indo à comunidade. E esta relação do Arquivo com a comunidade é fundamental para as escolas”, avaliou.
Para Lauro, o arquivo é um lugar onde a memória é preservada e que as pessoas podem visitar para ter acesso a documentos históricos. “É importante salientar que existe a cooperação entre o Arquivo Público e a escola, que fica no local onde Cuiabá nasceu. A expedição de Pascoal Moreira Cabral veio procurar índios e fundou o Arraial da Forquilha por que descobriu ouro. A ata de fundação da cidade foi redigida nesta região, no dia 8 de abril de 1719. Mas parte da comunidade da Forquilha se mudou para Cuiabá quando descobriram que lá havia muito ouro, em
Os alunos do Ensino Fundamental e Médio que acompanharam a palestra gostaram de conhecer a história do cidadão sepultado na comunidade. “A palestra foi muito interessante, pois conheci a história do Coronel Antonio Paes de Barros. Fui conhecer o túmulo dele em 2007 com a escola e hoje fiquei sabendo sobre a sua vida. É muito importante que nós estudantes, conheçamos a história de Cuiabá”, opinou a estudante do 3° ano do Ensino Médio, Letícia Marques de Paula.
CORONEL ANTONIO PAES DE BARROS – Mais conhecido por Totó Paes, o coronel foi o presidente de Mato Grosso de 15 de agosto de
Com a morte de Totó Paes, assumiu a administração de Mato Grosso o 1º vice-presidente Pedro Leito Osório, com apoio de Generoso Ponce. A morte de Totó Paes colocou fim a uma das disputas mais ferrenhas já vistas na história política
terça-feira, 31 de março de 2009
Semana do Aniversário de Cuiabá
Arraial da Forquilha / Coxipó do Ouro nos 290 anos de Cuiabá.
Dias: 06, 07 e 08 de abril de 2009
PROGRAMAÇÃO
Dia 06/04
Manhã
8:00 - Mesa de abertura
- Hino de Cuiabá
8:40 – Apresentação de siriri – Siriri na Escola
9:20 – Abertura da Exposição – APMT
9:40 – A trajetória de Antonio Paes de Barros (Totó Paes) - Ms. Lauro Portela - APMT
10:30 - Culminância dos Projetos de Sala de Aula
10:50 – Declamação de Poesia
Tarde
14:00 – Oralidade: As relações politicas e sociais na comunidade – decadas 60 e 70 – Prof. Antonio Virgílio da Silva
15:00 – A Importancia do Patrimonio Histórico e Cultural - Historiadora Maria José Colto Valle e o Técnico Antonio Helio Capistrano da Silva – Secretaria de Cultura de MT
15:40 – Aspéctos Históricos e Arquitetonicos da Igreja Nossa Senhora da Penha de França – Ms. João Antonio Botelho Lucídio - UFMT
16:30 – Exposição e Culminância dos Projetos de Sala de Aula
Dia 07/04
Manhã
8:00 - Apresentação de siriri – Siriri na Escola
8:30 – Cultura Cuiabana – Historiador e Escritor Moisés Martins
9:40 – Apresentação do PETI
10:00 - Exposição
10:20 - Culminância dos Projetos de Sala de Aula
Tarde
14:00 – Oralidade: A festa do Senhor Divino no Coxipó do Ouro – Sr. Evaristo Carvalho de Oliveira
14:30 – Apresentação Teatral: Linguajar Cuiabano – Alunos 6ª Série
15:30 - Exposição
Dia 08/04
Manhã
8:00 - Apresentação de siriri – Siriri na Escola
8:40 - Poesia: Linguajar Cuiabano – Letícia Carvalho
09:00 – Arraial dos Freitas e a Festa do Senhor Divino – Sr. Delson dos Santos
09:40 – Dos Coxiponés a Arraial do Senhor Bom Jesus do Cuiabá – Drª Thereza Martha Borges Presotti - UFMT
10:20 - Exposição
10:40 - Culminância dos Projetos de Sala de Aula
Tarde
14:00 – Apresentação da música: A Mato-grossense – Alunos Adilson e Neire
14:30 – A Fábrica de Pólvora no Coxipó do Ouro – Prof. Ms Ednilson Albino de Carvalho
Culminância dos Projetos de Sala de Aula
15:00 - Exposição
16:00 – Hip Hop - alunos
16:30 - Encerramento
Realização:
EMREB NOSSA SENHORA DA PENHA DE FRANÇA
Parceria:
Arquivo Público do Estado de Mato Grosso – APMT
Departamento de História - UFMT
Apoio:
Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá - SME
Secretaria Estadual de Cultura de Mato Grosso
Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso - SEDUC
Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá
Contato: 99513357 Prof. Ednilson
quinta-feira, 26 de março de 2009
Notícias de 2008 - publicada em 27/08/2007
Obs. Notícias de 2008 - publicada em 27/08/2007
A antiga fábrica de pólvora, localizada no Coxipó do Ouro, na rodovia Cuiabá-Chapada, será tombada pelo Governo do Estado, por meio da coordenadoria de Patrimônio Cultural, da Secretaria de Cultura do Estado. A casa, hoje em ruínas, foi palco do assassinato do ex-presidente de Mato Grosso, Antônio Paes de Barros, mais conhecido por Totó Paes. Foi ali, a menos de quatro quilômetros da fábrica, que no dia 6 de julho de 1906, Totó Paes foi fuzilado pela milícia de Generoso Ponce.
Os técnicos da SEC estiveram no local demarcando a área para o tombamento. A casa feita de taipa socada possui 148 m², dois cômodos com mais de 3 metros de altura e as paredes com 50 centímetros de espessura. Na parte central das ruínas há uma cova que desperta curiosidade. “Vamos pesquisar toda a história da casa e de Totó Paes, depois do material levantado entraremos com processo de tombamento”, afirmou a assessora da coordenação de Patrimônio, Maria José Couto Vale.
Na mesma área das ruínas, está o tumulo simbólico de Totó Paes, morto após perder a chamada Revolução de 1906. Durante algum tempo ele ficou enterrado naquele lugar. A Revolução de 1906 iniciou em maio do mesmo ano, por Generoso Ponce, em Corumbá, hoje Mato Grosso do Sul. A milícia de Ponce foi tomando cidade por cidade até efetuar o cerco a Cuiabá. Para evitar um maior derramamento de sangue, Totó deixou a Capital refugiando-se na fábrica de pólvora do Coxipó, onde foi covardemente assassinado.
Para o secretário de Cultura do Estado, João Carlos Vicente Ferreira, o tombamento do local onde Totó Paes morreu lutando por seus ideais é o resgate de uma importante página da história de Mato Grosso. “A atual geração e as gerações futuras têm o direito de conhecer todas as versões da história do Estado, inclusive a dos vencidos. “Totó Paes fez muito pelo desenvolvimento de Mato Grosso e sua memória não pode ser apagada apenas porque perdeu uma guerra”, declarou.
Pecuarista, industrial, político e empreendedor, Totó Paes é considerado o “Pai da Indústria” de Mato Grosso. Entre seus feitos de empreendedor, criou em 1896 a famosa Usina do Itaicy, uma ousada construção com tecnologia e equipamentos importados da Alemanha. Ali, além da poderosa produção de açúcar e álcool, Itaicy ficou famosa por sua estrutura social, econômica (tinha moeda própria) e cultural, revolucionou inclusive a relação patrão/empregados, outra ousadia para a época. Foi lá também que se instalou a primeira rede de energia elétrica de Mato Grosso e uma das primeiras do País.
Fonte: Secom/MT
quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
Chácara do TCE cedida à Escola Penha de França
segunda-feira, 26 de janeiro de 2009
COXIPÓ DO OURO 2009
Este Blog com o título: Coxipó do Ouro será uma ferramenta para divulgar as ações da Escola Municipal Rural de Ensino Básico Nossa Senhora da Penha de França e claro as novidades da histórica Vila do Coxipó do Ouro.