quarta-feira, 15 de julho de 2009

PROJETO: SIRIRI NA ESCOLA


A região do Distrito do Coxipó do Ouro vincula-se ao processo colonizador do século XVIII e XIX tendo em vista que o Arraial da Forquilha fora instalado nestas imediações em 1719 as margens do Rio Coxipó Mirim e por conseqüência houve a ocupação das terras dos Coxiponés e ao longo do tempo a formação de varias Comunidades como: Coxipó do Ouro, São Jerônimo, Arraial dos Freitas, Terra Santa, Rio dos Médicos, recanto tranqüilo, entre outras.
Na maioria dessas comunidades, manteve, re-significou e preservou o SIRIRI. A EMREB Nossa Senhora da Penha de França ao acolher no Coxipó do Ouro os alunos oriundos das comunidades vizinhas em função do Projeto Transpor iniciado em 1994, recebe também a influencia cultural do siriri, que aos poucos é incorporada as práticas da escola.
A equipe da escola ao observar que os alunos durante os intervalos utilizavam o siriri como brincadeira e por ocasião do intercambio com a aldeia Umutina, a escola organizou uma apresentação de siriri, aproveitando os alunos da Comunidade São Jerônimo que já sabiam dançar tendo em vista que nesta comunidade havia um grupo de siriri organizado.
Nossa Unidade de Ensino participou do primeiro festival de Cururu e Siriri realizado em 2003 na condição de convidados e nos anos subseqüentes já com o Grupo “Siriricando” apresentou até 2007 no festival.
Nos últimos dois anos, o siriri na escola ocorreu em função de eventos como a Festa de Integração Cultural e nas atividades da semana do aniversário de Cuiabá – Arraial da Forquilha – Coxipó do Ouro nos 290 anos de Cuiabá.
Com a implantação do Projeto: Siriri na escola possibilitou a organização do grupo: Tradição Coxiponé composto por alunos, funcionários e integrantes das comunidades atendidas pela EMREB Nossa Senhora da Penha de França, sob a coordenação da Senhora Francisca Erotides.

Nenhum comentário:

Postar um comentário