quarta-feira, 15 de julho de 2009
Cururu e Siriri integram Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães
O Cururu e o Siriri, manifestações folclóricas de Mato Grosso, levam toda a sua singularidade para o 25º Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães, integrando a programação do evento. É o Festival Territorial Cururu Siriri que, nesta sexta-feira e no sábado, alcança mais uma etapa.
Nesta sexta, dia 10, a partir das 19h0, a praça do Festival de Inverno recebe os cururueiros de Cuiabá. Em seguida, se apresentam os Grupos de Siriri Manga Rosa, de Várzea Grande; Flor Ribeirinha, de Cuiabá; Tradição Coxiponé, do Coxipó do Ouro; Raiz Cuiabana, de Cuiabá; e Flor da Serra, do Planalto da Serra.
No sábado, também a partir das 19h30, os cururueiros do Rancho de Palha de Várzea Grande inauguram o espetáculo. Na seqüência, entram em cena os Grupos de Siriri Flor do Campo, Viola de Cocho, Tchapa e Cruz e Coração Cuiabano, de Cuiabá; Voa Tuiuiú e Flor do Cambambi, de Chapada dos Guimarães.
Após percorrer os pólos Nova Mutum e Nossa Senhora do Livramento, a comissão de estudiosos da cultura popular avaliará os grupos de Cuiabá, Várzea Grande e de Chapada. O objetivo é classificar 18 grupos de Siriri e três de Cururu, que se apresentarão no 8º Festival Cururu Siriri, no fim do mês de agosto, na capital mato-grossense.
Destes, oito grupos de Siriri serão classificados dos Festivais Territoriais, sendo os dois grupos melhores qualificados em cada Pólo. E os dez restantes grupos de Siriri serão classificados dentre os que obtiverem a melhor qualificação geral. Os grupos de Cururu que ser apresentarem nas etapas dos Festivais Territoriais serão reunidos em três grandes grupos e se apresentarão na abertura de cada dia do Festival, em Cuiabá.
O Festival Cururu Siriri é uma ação conjunta entre Prefeitura de Cuiabá e Federação Mato-Grossense das Associações e Grupos de Cururu e Siriri – Tradição Cultural. Coordenado pela Secretaria Municipal da Cultura de Cuiabá, as etapas territoriais contam com apoio efetivo das Prefeituras de Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Planalto da Serra, Rosário Oeste, Jangada, Nobres, Tangará da Serra, Barra do Bugres, Nova Mutum, Santo Antonio do Leverger , Barão de Melgaço, Cáceres, Nossa Senhora do Livramento e Poconé.
Fonte: Redação 24 Horas News publicado 10/07/2009 - 10h47
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário