Sensibilização no combate a dengue
Todos os anos durante o período das chuvas a escola já mobiliza seus funcionários a tomar todas as providencias necessárias para evitar que o ambiente se torne foco de doenças transmitidas por incetos. esse ano não foi difente, limpeza da caixa d'agua, detetização, retirada do lixo produzido todos os dias, etc.
Com o aumento no casos de dengue em nossa cidade, os professores foram convidados a trabalhar o tema do combate a dengue de forma transversal e especialmente neste nesta quinta-feira (16/04) também mobilizados pela SME, organizamos no período da manhã um espaço para intensificarmos a sensibilização.
Os professores saíram de sala com os alunos já com algumas orientações e no pátio receberam os panfletos e participaram de três momentos distintos:
- O diretor da escola Prof. Ednilson apresentou algumas reflexões sobre o aumento dos casos de dengue em Cuiabá e o necessário esforço de cada pessoa para somar a coletividade na prevenção. "temos que cuidar primeiro da nossa casa, pois sou eu o vizinho do outro". Ressaltou ainda, a importância de assumirmos com responsabilidade esse desafio, pois a situação no campo em caso de aumento de focos é ainda mais perigosa que na cidade, pela existência de muitos lugares onde o mosquito pode se desenvolver sem ser incomodado.
- As fases de desenvolvimento do mosquito foi abordada pelo prof. de Ciências Lieberman, que destacou as experiências já realizadas para saber as melhores condições para a proliferação do mosquito.
- A monitora do PETI, apresentou uma armadilha feita com garrafas pet para capturar o mosquito transmissor e locar os focos.
Cada aluno assumiu o compromisso de fiscalizar sua casa e orientar os pais para os cuidados com a dengue.
A escola continuará a mobilização na sala de aula e com arrastões nas comunidades. As oficinas com a armadilha será uma das estratégias tanto no PETI, como em cada período de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário